Desde sua estreia, em 2007, o Grupo Carmim vem intensificando a sua circulação pelo país com os espetáculos de seu repertório, apresentando-se em festivais de teatro, realizando temporadas e circulações através de editais, e tendo seu trabalho reconhecido pelo público e pela crítica, acumulando diversos prêmios.
“Pobres de Marré” já foi ao palco mais de 100 vezes, com três temporadas em Natal e apresentações em 15 cidades no Brasil e uma na França. A peça participou de vários festivais, entre os quais se destacam: o XIV Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE), em 2007, em que se classificou em 2º lugar pelo Júri Popular; o Festival Agosto de Teatro (RN); o II Festival BNB de Artes Cênicas; a III Semana de Teatro no Maranhão e a 8ª Festa da Renascença Pernambuco Nação Cultural, em 2008; o Projeto Ato Compacto BNB e o Festivel Internationale de Rue de Aurillac, na França, em 2009; e o Festival de Teatro de Curitiba – Fringe 2013; entre outros.
Em 2009, o Grupo Carmin foi convidado pela Prefeitura do Natal a dirigir o espetáculo natalino da cidade. O auto de Natal, chamado “Maria, José e o Menino Jesus”, dirigido por Henrique Fontes e Quitéria Kelly, contou com a participação de 120 atores e tiveram mais de 12 mil
espectadores em três noites de apresentação.
No seu ano de estreia, 2013, “Jacy” participou do 21º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE), da Mostra Internacional João Pessoa Encena (PB), do segundo Festival O Mundo Inteiro é um palco (RN) e do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC), do Projeto Sesc
Palco Giratório em 2016 onde circulou por mais de 30 cidades, e do projeto BR Distribuidora de Cultura em 2019. Em 2015, “Por Que Paris?” foi contemplado no edital SESC Artes Cênicas.
O ano no qual completou 10 anos – 2017- o Grupo Carmin lança um livro com os textos de suas peças e estreia seu 5° espetáculo: A Invenção do Nordeste, que marca também a estreia de Quitéria Kelly como Diretora. Os anos de 2018 e 2019 foram dedicados à circulação das peças do repertório e participações nos principais festivais de Teatro do Brasil, como Mirada (SP), Cena Contemporânea (DF), Festival Literário de Paraty (RJ), FIT BH (MG), FIT Rio Preto (SP). Além de temporadas importantes no Teatro Carlos Gomes (RJ), SESC Pinheiros (SP), SESC Copacabana (RJ), FIESP (SP), Itaú Cultural (SP). Como resultado desse trabalho 2019, foi marcado pelo reconhecimento nacional do Grupo Carmin com o sucesso do espetáculo “A Invenção do Nordeste”. Em janeiro, a
peça ganhou o Prêmio Cesgranrio de Teatro na categoria Melhor Espetáculo, fazendo do Carmin o primeiro grupo nordestino a receber esta premiação. Nesse mesma competição, a peça também foi indicada nas categorias Melhor Cenografia e Melhor Adaptação. Em fevereiro de 2019, “A Invenção do Nordeste” foi escolhida o Melhor Texto no Prêmio Botequim Cultural, e ainda estava concorrendo nas categorias Melhor Direção e Melhor Autor (Original/Adaptado).
Em março de 2019, o grupo potiguar conquistou o 31º Prêmio Shell de Teatro na categoria Dramaturgia, principal prêmio do segmento no país. O Carmin é o segundo grupo do Rio Grande do Norte a receber a premiação. No mesmo mês, o Carmin foi o vencedor do Prêmio do Humor do Rio de Janeiro, evento criado pelo comediante, ator e apresentador Fábio Porchat, para valorizar este segmento do teatro e de comédia no Brasil. A montagem conquistou os troféus de Melhor Texto
para Henrique Fontes e Pablo Capistrano, Melhor Direção para Quitéria Kelly e Melhor Peça.
A temporada de premiação continuou em maio de 2019: o grupo concorreu em 05 categorias no 13º Prêmio APTR, da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro, e venceu em duas categorias: Melhor Autor (Henrique Fontes e Pablo Capistrano) e Melhor Ator Coadjuvante, com premiação dupla de Mateus Cardoso e Robson Medeiros.
Durante a pandemia, o grupo não interrompeu suas atividades, e duas cenas de “Gente de Classe”, uma montagem de “Jacy” adaptada para web e intitulada “A Frasqueira de Jacy” foram apresentadas via editais da FJA-RN, SESC-SP e Itaú Cultural-SP e recentemente “A Invenção do Nordeste” através do Edital de Fomento à Cultura 2019 FJA-RN teve sua versão para web produzida e com recorde de público simultâneo em sua exibição de estreia .